DETRAN DF – IPVA, MULTAS, LICENCIAMENTO, CNH, RENAVAM


DETRAN DF – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal, oferece inúmeros serviços como,  IPVA, CNH, MULTAS, LICITAÇÕES, CONSULTA DE RENAVAM E LICENCIAMENTO de veículos.

IPVA 2013

IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, cobrado anualmente pelos estados e pelo Distrito Federal, não tem relação direta com prestação de serviço (asfaltamento em ruas, colocação de sinais etc.) como tinha a antiga Taxa Rodoviária Única, que era usada para a manutenção das rodovias. Aliás, esta é a característica essencial de todo imposto: é uma receita da União, Estados ou Municípios utilizada para as despesas normais com a administração – educação, saúde, segurança, saneamento etc. Por isso, pagar o IPVA, além de uma obrigação legal, é um dever para com a comunidade.

CONSULTA

CNH – Carteira Nacional de Habilitação: os pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pontos na CNH podem ser um problema para você motorista. Para consultas de infrações no Estado do Distrito Federal, é necessário digitar o número da CNH e a data de nascimento.

RENAVAM

consulta RENAVAM, nasceu a partir de uma identificação numérica dos veículos registrados nos DETRANS interligados em sistema nacional, segundo uma codificação e seqüência concedida peloDENATRAN aos DETRANS de cada Estado brasileiro. O código do Renavam no documento de Propriedade do veículo é a confirmação de que o proprietário do veículo está de acordo com as exigências legais. Esse código é um número que o veículo tem carrega em toda a sua existência. Não pode ser alterado mesmo quando ocorre a transferência de um estado para outro.  A consulta renavam pela placa é a mais utilizada, principalmente quando efetua-se pesquisa de multas ou consulta IPVA.

LICENCIAMENTO

O licenciamento de veículos é um pagamento anual obrigatório que comprova que o automóvel está de acordo com as normas do Denatran. O veículo que for fiscalizado e estiver sem os documentos do licenciamento pode ser apreendido, e sujeito a pagar multa e acumular 7 pontos na carteira de habilitação- CNH, por infração gravíssima.   Quem for comprar um veículo a dica é consulta licenciamento, ou registro do veículo.  Pois algumas situações devem ser observadas para não ocorrer o impedimento do licenciamento do veículo, como:

- O valor pendente do IPVA tiver não pode ser maior que o valor do carro;

- O veículo deve possuir placa com duas letras e quatro algarismos;

- Deve ter saldo suficiente em conta (incluindo limite de cheque especial);

- Não possuir multas emitidas por municípios não integrantes do convênio com o Detran.

- O  número total de multas municipais, estaduais ou federais não pode exceder a 15;

- O Renavam de seu veículo deverá  constar no cadastro do Detran;

No Site do Detran do Distrito Federal você tem a opção de renovar sua Carteira Nacional de Habilitação, tirar a primeira CNH ou mesmo a segunda via da CNH, Estatísticas, Licitações e muitos outros serviços. Extrato de débito do veículo, taxas dos serviços de seu carro, segunda via de CRV/CRLV, cadastramento de restrições e outros também podem ser feitos no site do Detran do Distrito Federal.

Para conhecer todos esses serviços acesse www.detran.df.gov.br

 

 

 


Gostou do site ou da matéria? Dê um Voto, clique no +1

One Comment

  1. Abel da Silva Guimarães disse:

    Gostei, mas não totalmente. Deveria conter opção de imprimir o documento de arrecadação da “taxa de licenciamento”

    Responder

Deixe um comentário